Criar uma Loja Virtual Grátis


Partilhe esta Página

 

 

 Representante Local

 

 

Site da Anastácia

 

Ganhe dinheiro Aqui!


Mandala
Mandala

 O que é a Mandala?

     A palavra mandala vem do Sânscrito - língua cultural clássica indiana - e significa “círculo”. Mesmo que uma mandala esteja determinada exteriormente por quadrados ou triângulos, ela sempre tem uma estrutura concêntrica. Analisando uma mandala podemos dizer que o centro do círculo é equivalente a Deus, à origem, ao metafísico, ao mistério, o centro que está por trás de toda natureza visível. Nosso mundo está em um círculo. A representação de um círculo marca o início da cultura humana, estruturas circulares aparecem nas construções mais antigas já encontradas. Uma das mandalas mais antigas é o disco do sol, o círculo do sol – símbolo de força e movimento. O círculo é o símbolo da perfeição, da eternidade, da unidade; logo, as mandalas simbolizam o centro, o equilíbrio, a harmonia.

      A mandala é o símbolo que representa a individualidade, o centro simboliza o útero da criação, que é a quietude, a calmaria. A mandala cresce para fora, a partir da calmaria, tornando-se um símbolo da harmonia inata, da perfeição do Ser, e um diagrama dos estados místicos internos. Carl Gustav Jung considerou a mandala um arquétipo, um padrão associado à representação mitológica do eu e afirmava que “as mandadas simbolizam um refúgio seguro da reconciliação interior e da totalidade”. (Jung, 1973; p.100). Elas são figuras místicas utilizadas, entre outras coisas, como ferramenta meditativa para o caminho da iluminação.

     As imagens visuais têm um forte impacto para o ser humano, podendo “criar uma ambiência interna, na psique, e externa, no ambiente, sendo parte integrante no nosso estilo de vida material, emocional e espiritual” (LAZZAROTTO, p.70), e influem diretamente na nossa escala de valores e na nossa visão do mundo. As mandalas podem, então, auxiliar no equilíbrio energético, tanto pessoal quanto de ambientes.

 

Mandala de Cristais